Atividades em andamento


PROJETOS DE EXTENSÃO:

1. Estratégias para pesquisa científica e uso do Portal de periódicos CAPES

Processo PJ033-2020

Resumo: Considerando que o Portal de Periódicos da CAPES é o maior programa de disseminação, compartilhamento e produção do conhecimento disponível a comunidade acadêmica de forma gratuita. Ainda, permite que a produção científica produzida mundialmente seja acessível a UNIR, mediante convênio entre CAPES e Ministério da Educação, independente de localização geográfica, através da maior biblioteca digital brasileira. E que atualmente divulgou novos métodos de pesquisa ao conteúdo ativo no portal, faz-se necessário dar ampla divulgação a toda comunidade acadêmica, em especial. Nessa direção, será executado a capacitação e orientação de pesquisa sobre uso do Portal de Periódicos CAPES, no qual abordará, o conceito, a composição do seu acervo e tipologia das fontes de informação impressa e eletrônica que possui; formas de acesso; tipos de pesquisa e outros elementos fundamentais no uso do portal. O projeto também visa colaborar com as demandas de orientação com fins acadêmicos, atualização do inventário de revistas científicas físicas da Biblioteca Central e colaborar com as informações que devem constar no Projetos Pedagógicos dos Cursos para as visitas do Ministério da Educação referente aos cursos de graduação e colaborar para aumento e melhoramento da pós-graduação na Universidade.Uma proposta dessa amplitude vai potencializar, significadamente o conhecimento dos sujeitos alcançados, acerca das possibilidades de pesquisa científica e a viabilização do acesso à informação de tudo que está sendo pesquisado e publicado no ambiente científico a nível mundial. Assim, como também visa contribuir para atualização e para realizar orientações de critérios de qualidade para os editores das revistas da UNIR.

Justificativa: A sociedade contemporânea está cada vez mais envolta em processos e produtos do conhecimento, tornando-se primordial o acesso às fontes de informação para produção de novos conhecimentos e evolução da Ciência. Visando substanciar essa necessidade, o Portal de periódicos promove o fortalecimento os programas de pós-graduação, bem como ensino, a pesquisa e a extensão das Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil através da democratização do acesso online à informação científica internacional de alto nível. Diante disso e tendo em vista, a transformações que estão ocorrendo em relação à utilização das fontes de informações para pesquisa científica, este estudo se justifica pela necessidade de desenvolver a capacitação local dos usuários (discentes, docentes, técnicos e/ou pesquisadores) da Universidade Federal de Rondônia, outras Instituições de Ensino Superior e centros de pesquisa do Estado de Rondônia. Também visa auxiliar na montagem de um perfil de interesse (escolha de palavras-chave, tesauros, uso do PICO e SPICE), demonstrando o uso de operadores booleanos, operadores de proximidade, truncagem e algumas dicas para uso de recursos e a utilização de bases de dados e a realização da busca avançada. Mostrar como localizar publicações periódicas no CCN e como obter informações por meio do Comut. Todos esses elementos que serão abordados no projeto serão fundamentais para auxílio da pesquisa científica, um dos fundamentos principais das IFES, trazer uma visibilidade para Instituição como promotora de projetos de extensão que enriquecem a pesquisa científica no Estado de Rondônia, além de tornar a biblioteca da UNIR reconhecida como ponto de referência para pesquisa científica estadual. O projeto também visa colaborar com a orientação à pesquisa científica, nas demandas informacionais recebidas pela biblioteca, na atualização da Lista de periódicos físicos presentes no acervo e que podem constar nos PCC's dos cursos como forma de manter à atualização. Ressalta-se que o projeto foi aprovado em 2018 e executado em 2019, todos os envolvidos apresentam o interesse em sua continuidade. Assim, como também os participantes manifestaram-se nos questionários que o projeto deve ser continuado no ano de 2020, pois contribui bastante tanto para comunidade interna (professores, alunos e pesquisadores vinculados a UNIR) como também a comunidade externa. Assim, como também visa contribuir para atualização e para realizar orientações de critérios de qualidade para os editores das revistas da UNIR colaborando com a Pró-reitoria de Pesquisa.

Objetivos: Promover e apresentar aos acadêmicos de Pós-graduação, docentes, os membros de Grupos de Pesquisa, os técnicos desta IFES e a comunidade externa o uso do Portal de Periódicos CAPES e de outros recursos para suas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Objetivos específicos: Promover a divulgação do acesso irrestrito do conteúdo do Portal de Periódicos pelos usuários e o compartilhamento das pesquisas científicas em nível internacional. Realizar busca, seleção, qualificação e utilização de conteúdos científicos do Portal. Apresentar recursos que auxiliam a pesquisa acadêmica na WEB; Auxiliar os editores das Revistas da UNIR para atualização de suas páginas e para orientação de qualidade junto a comunidade científica; Orientação para uso Qualis; Realizar orientação as demandas informacionais do público da Biblioteca; Manter a atualização e organização dos títulos físicos de periódicos científicos da Biblioteca; Demonstrar como utilizar o recurso do Comut para obtenção das fontes de informação mostrada no CCN.

Resultados Esperados: Capacitar o público-alvo sobre o uso do Portal de Periódicos da CAPES, visando colocar a UNIR no ranking das universidades federais da região Norte que mais utilizam o portal de periódicos como fonte de pesquisa para a produção científica. Manter atualizado o acervo e os dados para registro junto aos departamentos para avaliação dos cursos de graduação e programa de pós-graduação. Aumentar a estatística da biblioteca tanto no uso do espaço para pesquisa no local como também do serviço agendado de orientação à pesquisa científica. Aumentar a qualidade das revistas da UNIR e promover o uso de suas publicações.

 

Membros da Equipe:

 

1. ALEXANDRE MASSON MAROLDI- DOCENTE (COORDENADOR);

2. CRISTIANE MARINA TEIXEIRA GIRARD- DIRETORA DA BIBLIOTECA CENTRAL (VICE-COODENADORA);

3. ELIANE GEMAQUE GOMES BARROS- SERVIDORA BIBLIOTECA CENTRAL (MEMBRO);

4. ANA CLÁUDIA GIGLI DE MOURA- DISCENTE (BOLSISTA PIBEC);

5. YASMIN DO NASCIMENTO VIEIRA- DISCENTE (BOLSISTA PIBEC);

6. VERÔNICA SANTIAGO GOMES - DISCENTE (BOLSISTA PIBEC).

 

2. “Organização,disseminação e visibilidade da produção científica da universidade federal de Rondônia, gerenciadas pela biblioteca universitária da UNIR, Campus Porto Velho: atualização do acervo institucional da UNIR” 

Processo  PJ036-2020

Resumo: Com o avanço das tecnologias de informação e comunicação, as Universidades passaram a contar com novas formas de gerar, preservar e disseminar conhecimentos. O objetivo desta proposta é, portanto, fazer a manutenção da gestão dos acervos, democratizar e potencializar o uso e o acesso aos conteúdos e tecnologias de pesquisa, com recursos informacionais das bibliotecas da IFES aos diversos interessados da sociedade global, especialmente, aos estudantes do ensino médio e técnico de escolas do município de Porto Velho e o público da comunidade universitária UNIR. Na efetiva interação com a sociedade, o projeto de extensão será um instrumento de disseminação de conhecimentos por meio da promoção de reuniões, apresentações, encontros e capacitações, que serão abertas ao público em geral. Em alinhamento com o interesse institucional buscaremos ampliar a visibilidade da produção intelectual produzida na instituição, atualmente gerenciada pelos repositórios institucionais da universidade. O bolsista de extensão terá a responsabilidade de manter a base de dados digital atualizada, assim como conduzir em parceria com a coordenação e equipe executora as atividades presenciais de interação com o público interessado.

 

Justificativa: O projeto dará continuidade ao trabalho que vem realizando a constituição do repositório institucional da produção acadêmica intelectual da Universidade e que serve de base para estudos e pesquisas sobre as diversas áreas do conhecimento. Iniciado no ano de 2019 em parceria com a Biblioteca Central da UNIR e com o apoio do PIBEC assegurará a manutenção da disponibilização total dos conteúdos produzidos a nível de graduação e pós-graduação da Universidade estimulando o estudo, a pesquisa e a leitura. Neste sentido o Departamento Acadêmico de Biblioteconomia, com representação no comitê gestor do repositório institucional da UNIR vem articular proposta de execução deste projeto de extensão visando assegurar que as atividades do repositório sejam mantidas e o processo de disseminação da produção científica da UNIR alcance maiores números de visibilidade por meio do acesso livre a pesquisa, via RIUNIR. Considerando que o campus de Porto Velho oferta cursos de graduação e de pós-graduação stricto sensu, que a Biblioteca apresenta deficiência de capital humano para a realização das atividades inerentes aos moderadores do repositório, é indispensável a participação de bolsistas a serem selecionados pelo Edital PIBEC para a viabilização da continuidade do processo de registro, disponibilização e divulgação de conteúdos do RIUNIR. Assim, devemos considerar que para a Unidade de Porto Velho há a pretensão de concorrer ao maior número possível de bolsistas que possa ser atendido pelo Edital PIBEC, onde ressaltamos que é de suma importância resgatar o potencial da informação construída ao longo da história da Instituição, informação de legado imensurável para a Amazônia principalmente no Estado de Rondônia.

Objetivos:  Assegurar e ampliar a disseminação da informação científica produzida na UNIR, através do Repositório Institucional da UNIR (RIUNIR), reuniões, apresentações e encontros abertos ao público. Visando: 1. Democratizar o acesso aberto a produção científica dos pesquisadores da UNIR; 2. Garantir as atividades de povoamento das comunidades do RIUNIR; 3. Inserir a comunidade discente no processo de manutenção do RIUNIR; 4. Divulgar o RIUNIR junto a comunidade externa, por meio da internet e da promoção de reuniões, apresentações, encontros e capacitações, que serão abertas ao público em geral.

Resultados Esperados: Ampliar a disponibilidade e o acesso a produção acadêmica científica da universidade por meio do repositório institucional (RIUNIR); Inserir no RIUNIR os Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação produzidos em 2019 e 2020; Disponibilizar o acesso on-line, via RIUNIR, aos Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação produzidos em 2019/2020; Ampliar o acervo on-line de dissertações e teses em no mínimo 30%; Promover a divulgação do RIUNIR pela internet; Ampliar o acesso ao RIUNIR em no mínimo 30% via Portal das Bibliotecas; Ampliar a visibilidade institucional frente ao crescimento do acesso ao Portal da Biblioteca via Página Oficial da UNIR.

 

 

Membros da Equipe:

 

1. MARCELO BATISTA DE OLIVEIRA- DOCENTE (COORDENADOR);

 

2. CRISTIANE MARINA TEIXEIRA GIRARD- DIRETORA DA BIBLIOTECA CENTRAL (VICE-COODENADORA);

 

3. ELIANE GEMAQUE GOMES BARROS- SERVIDORA BIBLIOTECA CENTRAL (MEMBRO);

4. MARCELO GARCIA CARDOSO - SERVIDOR BIBLIOTECA CENTRAL (MEMBRO);

 

5. LEANDRO BRASILIANO DE SOUZA- DISCENTE (BOLSISTA PIBEC). 

 

 

3. Software para listar as referências bibliográficas do PPC (Produto de extensão)

Processo: PDxxx-2022

 Resumo: Trata-se de uma continuação da ação de extensão com código SIGAA:PD010-2020. Tem finalidade de automatizar o processo de listagem das referências bibliográficas contidas nos ementários dos cursos, facilitando o processo de aquisição, verificação de duplicidade de obras e da seleção de obras atuais. Portanto, serão feitas adequações no protótipo realizado na ação anterior.

 

Justificativa: Justifica-se pelo trabalho manual que afetam os membros das equipes do Sistema de Bibliotecas da UNIR para conferência de materiais bibliográficos e verificação de itens em comum presentes na bibliografia dos Projetos Pedagógicos dos cursos da UNIR. Com o sistema otimiza o tempo do trabalho dispensado para a atividade e agiliza os trâmites para aplicação do plano de desenvolvimento de coleções e os passos processuais para aquisições de obras e atualização do acervo, assim como, pela necessidade de oferecer a diversificação do conhecimento para discentes dos cursos vinculados ao DACC na elaboração do software e aos demais alunos na inserção das informações. Assim, sendo um projeto que contribui para otimização do trabalho das bibliotecas, visando o melhoramento das avaliações junto ao MEC e contribuindo para os pesquisadores do estado com material atualizado.

Objetivos: O objetivo é o desenvolvimento do protótipo tendo em vista os novos requisitos que surgiram. No fim, o software deverá ser capaz de atender as necessidades das equipes do SIBI/UNIR no cadastro e verificação de obras em comum nas bibliografias dos cursos da Instituição para atender o plano de Desenvolvimento de Coleções. Visando principalmente a otimização do trabalho dispensado na atividade e a aplicação mais viável dos recursos para manutenção de acervos atualizados e ocasionando atender os requisitos do MEC.

Resultados Esperados: O resultado esperado refere-se a construção e implantação do protótipo em software que foi iniciado na ação anterior código SIGAA:PD010-2020. Como contribuição, espera-se maior eficiência no processo de aquisição das bibliografias, bem como, a expansão dos conhecimentos para os participantes do projeto de extensão.

Membros da Equipe:

 

1. PABLO NUNES VARGAS- DOCENTE (COORDENADOR(A);

2. CRISTIANE MARINA TEIXEIRA GIRARD- DIRETORA DA BIBLIOTECA CENTRAL ( VICE - COORDENADOR(A));

3. GUSTAVO CAVALCANTE TADEI- SERVIDOR DTI (MEMBRO);

4. CARLOS HENRIQUE MORAES RIBEIRO ARAUJO- DISCENTE (MEMBRO);

5. DANIEL COSTA MARTINS - DISCENTE (MEMBRO). 

 

 

3. Acessa lá na BC! (Produto de extensão)

 

 

 

Resumo: Este projeto tem como foco central estabelecer a ligação de forma direta da Biblioteca Central da Unir/Porto Velho com a comunidade acadêmica e externa visando propagar seus produtos e serviços informacionais, além de seus projetos e atividades culturais que atendam seu público. Além do mais, visa participar e incentivar as visitas guiadas no espaço da Biblioteca principalmente no início de cada semestre, montar e divulgar material tutorial que demonstre serviços/produtos da Biblioteca, colaborar na significação da biblioteca, contribuir com orientação de informação da universidade (principalmente relacionadas a biblioteca), promover e executar atividades culturais principalmente de incentivo a leitura e desenvolver atividades sociais e ambientais em vista de abranger as necessidades locais. Utilizará como metodologia as propostas advindas do comportamento da busca da informação a partir de uma abordagem alternativa, que serão coletados dados por meio de um questionário propostas por Ferreira (2002) e Choo (2003).

 

Justificativa: O contexto das Bibliotecas Universitárias foi marcado por diferentes significados, desde depositária até a possibilidade de acesso livre aos seus acervos a partir da modernidade, já que a evolução da sociedade desempenhou outros sentidos que possibilitaram atender as “necessidades de cada leitor ou comunidade, deixando de ser passiva, deslocando-se até o leitor, buscando entendê-lo e trazê-lo para a biblioteca” (MARTINS, 2001 apud MORIGI; SOUTO, 2005). A partir disto, compreende-se que: [...] a biblioteca universitária [também] sofreu os reflexos das mudanças trazidas pela Renascença. A partir do século XVI, com o descobrimento de novas terras e novas culturas além-mar; a ciência começa a se desenvolver, desmistificando posições impostas pela Igreja; a volta à cultura clássica trouxe a preocupação com o ser humano, com suas dimensões e necessidades, mudando sua concepção de vida do teocentrismo para o antropocentrismo; o crescimento demográfico impulsionou a tradição escrita, com o auxílio da difusão da escrita e do papel. Neste contexto, a biblioteca universitária ganha espaço e mais autenticidade e autonomia, estendendo sua visão de democratização da informação às bibliotecas posteriores a ela (MORIGI; SOUTO, 2005). Na atualidade vivencia-se a tendência de que as bibliotecas estão equiparadas as tendências tecnológicas que vislumbram observar que os usuários acabam por se comunicar de forma virtual, além de agilizar vários procedimentos do caráter de quem trabalha neste ambiente. Porém, faz-se relevante compreender que é necessário também que estes usuários da informação não conheçam este espaço apenas de forma virtual, mas também presencial, por isso, se faz relevante a constituição deste projeto (MORIGI; SOUTO, 2005). Pensando nesta perspectiva, evidencia-se que a Biblioteca Universitária tem um foco primordial associado ao objetivo de sua instituição que é dar apoio informacional as atividades de ensino, pesquisa e extensão. Sendo assim, todas estas atividades devem dialogar visando o entendimento da interação dos usuários da informação com o ambiente da biblioteca. Porém, para conhecimento do que é evidenciado na Biblioteca Universitária é desta demonstrar e ressaltar a perspectiva de divulgadora dos seus produtos e serviços, além também da relevância do papel do profissional bibliotecário na mediação deste circuito entre Biblioteca e usuário da informação (ALMEIDA, 2013). A partir deste contexto, entende-se que este projeto justifica-se pela relevância da presença dos usuários no ambiente da biblioteca tendo em vista que não conheçam a mesma apenas de maneira virtual, mas que se apropriem deste espaço como outras práticas e atividades a partir das ações que serão desenvolvidas na mesma.

 

 

 

OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL • Desenvolver um elo da Biblioteca Central da Unir/Porto Velho com sua comunidade acadêmica e externa, visando demonstrar seus serviços, projetos e atividades culturais voltados para o atendimento ao seu público.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS • Participar e incentivar as visitas guiadas no espaço da Biblioteca principalmente no início de cada semestre; • Montar e divulgar material tutorial que demonstre serviços/produtos da Biblioteca; • Colaborar na significação da biblioteca; • Contribuir com orientação de informação da universidade (principalmente relacionadas a biblioteca); • Promover e executar atividades culturais principalmente de incentivo a leitura; • Desenvolver atividades sociais e ambientais em vista de abranger as necessidades locais

 

Resultados Esperados: Espera-se contribuir para o aumento do fluxo de usuários na Biblioteca Central da Unir/Porto Velho tanto advindos da comunidade acadêmica quanto externa (usuários potenciais) fazendo com que os mesmos participem ativamente das ações desenvolvidas na mesma, tanto de cunho cultural, social e ambiental..

 

Membros da Equipe:

 

 

 

1. ANTONIO LEMOS REGIS (Docente - COORDENADOR)

2. CRISTIANE MARINA TEIXEIRA GIRARD- DIRETORA DA BIBLIOTECA CENTRAL ( VICE - COORDENADOR(A));

 

3. ELIANE GEMAQUE GOMES BARROS- SERVIDORA BIBLIOTECA CENTRAL (MEMBRO);

 

4. MATHEUS ALECRIM DE ASSIS NAJE (Discente -MEMBRO).;

 

5. ELIZABETH CRISTINA PEREIRA RIBAS (Discente - MEMBRO).