Sistema de Ficha Catalográfica


As Bibliotecas da UNIR possuem o serviço de elaboração de ficha catalográfica de monografias, dissertações e teses para alunos de graduação e pós-graduação da Instituição. Elaborada de acordo com Código de Catalogação Anglo-Americano (AACR2),que estabelece padrões para correta catalogação. É um elemento obrigatório em trabalhos acadêmicos, conforme ABNT NBR 14724, pois contém informações bibliográficas necessárias para identificar e recuperar a obra. Para mais informações segue o Link do site da Biblioteca onde se encontram todas as informações para a solicitação da Ficha Catalográfica, bem como um tutorial explicativo seguindo o passo a passo. Lembrando que o nosso sistema de Fichas é independente do SIGAA.

 

Requisitos: 

Acessando o Formulário eletrônico de solicitação clicando AQUI, o aluno precisa apenas preencher corretamente os campos do Programa/Departamento com os dados do seu trabalho acadêmico. Antes de acessar a ferramenta, é importante consultar o vídeo tutorial de elaboração da ficha catalográfica (veja abaixo), pois conforme os dados forem digitados no sistema irá interferir no resultado final da apresentação da ficha, e a correção dependerá da demanda das solicitações.
A ficha catalográfica será gerada em um arquivo PDF, disponível para download e/ou impressão, e deve constar no verso da folha de rosto dos trabalhos acadêmicos defendidos na UNIR; na versão eletrônica, vem logo após a folha de rosto.

 

Tutoriais:

Assista ao vídeo tutorial clicando AQUI.

Tutorial PDF

 

 

Observação: o prazo para atendimento à solicitação de Ficha Catalográfica é de três dias úteis, considerando a demanda e ordem de chegada das solicitações.

 

 

Para mais informações, dúvidas ou sugestões entre em contato através do e-mail: fichas.dbc@unir.br.